segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Entre o Sábio e o Desobediente. (Sobre todas as coisas que não quero me envolver)


Comer a Fruta do Conhecimento foi o primeiro pecado da Humanidade né?
Sabedoria é benção?


   Talvez com o discernimento seja... mas sem ele clamamos por ignorância. O que é ignorância?
   Nada mais do que o estado de espirito mais próximo da ingenuidade que um ser humano adulto pode ter.

O que é ingenuidade?
"Sabe quela sensação que você tinha quando todos sabiam de algo e você não? é mais ou menos isso", "Sabe aquela coisa que você fez sem pensar, porque não via maldade? é quase isso".

  Ingenuidade é algo que um humano em idade adulta já não tem faz tanto tempo que nem ao menos lembra direito o que é ao certo.

  Já a ignorância é corrosiva, degenerativa e apesar de se assemelhar com a ingenuidade pelo fato de não demonstrar vontade de aprender ou de pegar malicia em algo. Ela provoca uma Evolução negativa no nível de sabedoria adquirida.


Chega de tentar ser sábio, depois de muito pedir por sabedoria percebo o teor de maldição carregada no ato do saber.

Aprender...
Pra que? Para mentir melhor? Pra reconhecer uma mentira assim que contada? Para contar somente verdades que lhe convêm? Por que? Porque se contar a verdade você se dará mal, é isso? Por que falar a verdade é burrice? Porque depois de um tempo a mentira vira uma briga intelectual de quem mente melhor sem se expor?

Tem "nego"  morrendo de fome na africa, e não sabe nem o significado das palavras "sabedoria", "ignorância", "ingenuidade", "verdade" e "mentira".

esses sim são ingênuos. morrem jovens, às vezes enquanto ainda são crianças.

Mas você cresce e deixa de ser criança, deixa de ser besta, pois se você simplesmente continuar sendo assim ninguém vai botar fé em você.

Se você não mostra inteligencia não acreditam em você, se você ganha sabedoria assume o risco de usar ela de forma ruim, e também perder credibilidade.

Ta ai a bifurcação.
1) Ser ignorante e dar as costas para o sentido da vida e a origem do mundo, e sobre tudo para onde vamos um dia.

2) Ser assim como você é, sujeito a erros mais graves, de segundo a segundo tendo que tomar decisões horríveis. Sim horríveis porque não as tomaria se por a caso fosse criança.

Ai a vida se transforma numa guerra de "foi você que fez isso". "Por isso eu fiz isso", que "foi feito desse modo inspirado em você."

"...A velha história da filha de vagabunda que vira pra mãe e joga na cara que é do jeito que é porque a mãe era parecida ou talvez pior pode ser um exemplo clássico dessa novela..."
 Como poderia ser qualquer outro exemplo.

Poderia ser sua história de amadurecimento aqui.
Poderia ser a minha.
Poderia ser uma musica.
Poderia ser uma poesia.
Poderia ser um texto mais didático.
Poderia usar um exemplo mais genérico.
Poderia ser qualquer coisa, mais to com preguiça de contabilizar e descobrir as possibilidades. Afinal o matemático da família é o meu irmão e não eu.



-Marcus Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário